segunda-feira, 16 de abril de 2012

Carrie, a Estranha (1974) - Stephen King

"Carrie, a estranha", é mais um livro de sucesso do escritor estadunidense Stephen King. Quando o escreveu, tinha a intenção de fazer um conto, mas descartou a história e acabou jogando-a no lixo (nessa época ele ainda morava em um trailer). No entanto, sua esposa recolheu os rascunhos da história e o motivou a continuá-la. Ele, então, continou escrevendo a história, mas já em formato de livro.

A História


Carrie White era uma garota de 16 anos, filha de uma mãe religiosamente fanática, que considera tudo um pecado, passando o mesmo sentimento para Carrie, que se sente culpada por tudo que faz ou pensa em fazer.
No colégio, ela é considerada estranha e, se a história acontecesse nos dias de hoje, seria denominada como uma vítima de "bullying", pois sofre de constantes deboches de suas colegas de turma. O primeiro grande motivo de deboche no livro é quando Carrie menstrua pela primeira vez aos 16 anos, e, além disso, se mostra surpresa por estar sangrando, já que não conhecia a palavra "menstruação". Notando isso, as outras garotas começam a zombar dela e a lhe atirar coisas.
O livro todo é basicamente uma preparação para o estopim da história, quando há o baile de formatura do colégio. Carrie, juntamente com Tommy Ross, namorado de Sue Snell, a única garota que se compadece com a situação de Carrie e que o convenceu a convidar Carrie para o baile, são eleitos Rei e Rainha da festa.
Mas Chris Hargensen, uma garota que nutre um verdadeiro ódio por Carrie, elabora um plano para arruinar o único momento em que Carrie realmente se sente feliz. O plano dá certo, no entanto desperta a ira de Carrie, que antes já havia descoberto ter poderes sobrenaturais, mas que desta vez, são liberados mais fortes do que nunca, como um verdadeiro furacão, iniciando assim sua vingança.

Comentários


-O livro é considerado pelo próprio Stephen King como um livro com um "surpreendente poder de machucar e horrorizar", o que realmente é comprovado com a leitura do livro, que mostra toda a amargura de uma adolescente e que, no fim, mostra a macabra frieza com que esta se vinga de seus inimigos.
-Foi o primeiro romance escrito por Stephen King, que antes escrevia apenas contos.
-O livro foi adaptado para o cinema pelo diretor Brian de Palma, inclusive indicado ao Oscar de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante.
-A mãe de Carrie é um retrato de como o fanatismo religioso pode destruir com a vida de alguém, embora não se possa afirmar que tenha sido essa a intenção de Stephen a compor a personagem.
-Carrie White, numa introdução de uma edição do livro escrita por Stephen King em 1999, foi uma junção de duas garotas com quem King conviveu na sua infância e que também eram humilhadas por seu colega, uma por ser "gorducha e quieta, caipira de chorar", nas palavras do autor, e outra por ser fruto de uma família com um imenso fanatismo religioso, o que também afastava os seus colegas delas, além do seu cheiro, descrito por King como um cheiro estranho. Ambas morreram antes dos 30 e o inspiraram a compor a personagem.

Carrie, a Estranha - Saraiva
Carrie, a Estranha - Lojas Americanas

Um comentário:

  1. Oi Lucas, sou um pouco suspeita para falar do mestre Stephen King, por que simplesmente amo as histórias dele, na verdade ele é o culpado pelo meu vício em livros, já que comecei a ler as histórias dele quando tinha 13 anos.
    Apesar do livro Carrie não ser o meu grande preferido entre as histórias do King (que são o Christine e Saco de Ossos) sempre gostei dessa história, já que ela lida principalmente com o monstro mais assustador que pode existir, o próprio ser humano e o King é muito bom em mostrar esse lado obscuro das pessoas.

    Parabéns pelo blog ele está lindo, e as resenhas incríveis.
    Bjs
    Nel
    Mais um blog sobre livros

    ResponderExcluir