terça-feira, 17 de abril de 2012

Um Conto de Natal (1843) - Charles Dickens

Um Conto de Natal é um dos livros mais aclamados de Charles Dickens, autor de outros dois sucessos da literatura, David Copperfield e Oliver Twister. O livro em sua edição original foi ilustrado por John Leech, e se tornou um livro de referência quando o assunto é Natal.

A História


Ebenezer Scrooge é um avarento negociante londrino, dono do escritório "Scrooge & Marley", sendo Marley seu antigo sócio, e que é, enfaticamente dado como morto por Dickens, na primeira linha do livro.
Scrooge é retratado como uma pessoa solitária, fria, sovina, sem um mínimo de compaixão pelo sentimento dos outros, preocupado apenas com os seus negócios. Ele possuía apenas um funcionário, Bob Cratchit, que ganhava um salário miserável para sustentar sua mulher seus quatro filhos, sendo que o livro dá destaque ao Pequeno Tim, filho de Bob com deficiência na perna, tendo que andar de muletas.
Na véspera de Natal, ao chegar em casa de noite, Scrooge retira-se para o seu quarto, no entanto, um tempo depois ele começa a escutar barulhos vindo do resto da casa, e acaba por se deparar com seu falecido sócio: Marley. O espírito de Marley, então, conta para Scrooge que por causa da sua avareza quando era vivo, após a morte foi condenado a vagar pelo mundo, sem ter paz, amarrado em correntes, mas que Scrooge ainda tinha uma chance de se salvar. O espírito, então, diz que essa chance seria dada em 3 dias, pois nas três noites seguintes ele seria visitado por três espíritos, que tentariam regenerar o seu coração.
Nas três noites seguintes, as palavras de Marley se comprovariam com a visita de três fantasmas: o do Natais passados, o do Natal presente e o dos Natais futuros.
O fantasma dos Natais passados se mostrou como um velho da altura de um criança com cabelos brancos escorrendo sobre o ombro, no entanto sem nenhuma ruga, e constituição física delicada. Já o fantasma do Natal presente é um gigante com uma tocha na mão. Por fim, o fantasma dos Natais futuros é uma criatura envolta por uma capa e com apenas as mão a mostra, com o intuito de mostrar as coisas para
O que mais impressiona no livro é a simplicidade com que Dickens escreve, e a transformação e regeneração de Scrooge, de um ponto onde os leitores o condenam para um ponto em que é louvado pelas suas boas ações, principalmente para com Bob Cratchit.

Comentários


-"Um Conto de Natal" foi escrito por Dickens em menos de um mês, com o objetivo de pagar suas dívidas.
-O livro foi publicado em forma seriada nos jornais ingleses.
-O sucesso da história foi instantâneo, fazendo de Dickens um escritor louvado tanto na sua época quanto nas épocas seguintes.
-O personagem Tio Patinhas, da Disney, é uma homenagem a Scrooge, sendo que seu nome em inglês é Uncle Scrooge.
-Recentemente, em 2009, foi lançado o filme "Os fantasmas de Scrooge", uma animação baseada no livro.
-O livro, assim como os outros escritos por Charles, mostra a preocupação do mesmo para com a sociedade da época, sendo ele um defensor dos pobres, desamparados, sem, entretanto, exaltar os avanços da época, visto que ele viveu durante a Revolução Industrial.
-O contraste da personalidade de Scrooge é muito acentuado durante a leitura do livro. A sua frieza e rabugice humana virou um verdadeiro espírito de caridade e bondade humana.

Um Conto de Natal - Saraiva
Um Conto de Natal - Lojas Americanas

Um comentário:

  1. Ameii esse livro , você que está lendo esse comntário agora leia você vai amar assim como , eu tenho certeza , muito bonita a história !! Beijos, da Anônima ...

    ResponderExcluir