domingo, 15 de abril de 2012

"O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde" ou "O Médico e o Monstro" (1886) - Robert L. Stevenson

O Médico e o Monstro, de Robert L. Stevenson, é um clássico do gênero de terror, ao lado de Drácula e Frankenstein. O livro é narrado em primeira pessoa, do ponto de vista do advogado Gabriel Utterson, e de sua relação com seu amigo dr. Jekyll. Segundo Stevenson, a história surgiu durante um sonho seu e que, ao acordar,  tinha em mente "uma boa história de terror".

A História


O livro começa em uma conversa de Utterson com s eu amigo, Mr. Enfield, que narra um curioso caso de um homem que, durante a noite, numa rua deserta, literalmente atropelou uma menina com seus passos rápidos. Quando foi pego por pessoas próximas, o homem, de aparência repugnante entrou numa casa e deu-lhes um cheque com o nome de Henry Jekyll, curiosamente amigo de ambos.
Utterson, então, consulta o testamento de Jekyll, que deixara tudo para "um tal de Mr. Hyde", que provavelmente seria o homem da história de Enfield. Sabendo disso, Utterson fica à espreita da casa de Jekyll, esperando Hyde aparecer, até que o encontra. Após um breve diálogo, Hyde entra na casa rapidamente.
A história, então, prossegue com alguns encontros entre Utterson e Jekyll, que parece cada vez mais debilitado e atterrorizado com a menção do nome de Hyde.
A história então culmina numa misteriosa revelação quando o mordomo de Jekyll procura Utterson ao suspeitar que um homem invadira e matara o dr. Jekyll, estando trancado no quarto dele há 7 dias.
A história, vista sob uma perspectiva simplista não passa de um simples entretenimento. No entanto, ela tem um impressionante poder de prender o leitor ao livro, e também de ser uma história de alta tensão e suspense, em grande parte gótica.
Analisando a história de um ponto de vista alegórico, podemos notar a presença de certas "mensagens" que Stevenson deixa no livro: a sua ideia de que em cada indivíduo, por melhor ou pior que seja, sempre há uma "parte boa e uma parte má", uma visão totalmente anti-maniqueísta, rementendo à filosofia chinesa do yin-yang, na qual as duas partes se complementam; o fim do livro também pode ser interpretado, ao se notar o triste fim de Henry Jekyll, como uma metáfora da preponderância do mal sobre o bem, uma visão totalmente negativa da humanidade.
Deixando de lado o ponto de vista interpretativo da história, o fato é que Robert Louis Stevenson escreveu uma verdadeira obra-prima da ficção científica de terror, aterrorizando e entretendo os leitores há mais de 1 século.

Comentários


-O livro foi adaptado para os mais diversos tipos de entretenimento: na televisão, em 2007 estreou a série Jekyll; no cinema, há inúmera aparições, como em A Liga Extraordinária (2003) e Van Helsing - O Caçador de Monstros (2004); nos desenhos animados, paródias com personagens como Piu-Piu, Pernalonga, Jerry; nas HQ's, o personagem da Marvel Mr. Hyde; na música, algumas bandas escreveram músicas baseadas no filme.
-Além de "O Médico e o Monstro", Stevenson também escreveu outro sucesso literário, "A Ilha do Tesouro".

O Médico e o Monstro - Saraiva
O Médico e o Monstro - Lojas Americanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário