quinta-feira, 12 de abril de 2012

Drácula (1897) - Bram Stoker

O livro Drácula, de Bram Stoker, é um clássico da literatura mundial de terror. O livro foi publicado na Irlanda, em 1897, escrito de forma epistolar, ou seja, através de cartas, e, embora não tenha sido de imediato um best-seller, foi sucesso de crítica, rendendo inclusive uma carta de Sir Arthur Conan Doyle, escritor das histórias de Sherlock Holmes, a Stoker.

A História

O livro conta a história de um solicitador, Jonathan Harker, inglês, que é enviado à Transilvânia com o objetivo de fornecer informações a respeito de propriedades na Inglaterra a um excêntrico sujeito, o Conde Drácula.
 De início, o contato se dá de forma amigável, e o Conde, embora enigmático, se mostra educado com seu hóspede. Entretanto, com o passar dos dias, Harker vê que não é mais um hóspede, mas sim um prisioneiro do temível Drácula, um ser com poderes sobrenaturais, embora a palavra vampiro seja mencionada apenas da metade para o fim do livro.
O Conde, então, decide viajar para a Inglaterra para tomar posse de suas propriedades, entregando Jonathan à mercê de três "mulheres-duendes", que, ao cair da noite irão devorá-lo. Ele, impossibilitado de se corresponder com sua noiva ou com o seu chefe, decide empreender uma fuga desesperada do castelo do conde, escalando as paredes do castelo levando algumas modeas de prata e pegando um trem de volta para casa.
Nesse ponto a história muda para a noiva de Harker, Mina Murray, se correspondendo com sua amiga Lucy Westenra, que conta a respeito dos pedidos de casamento que recebeu do Dr. John Seward, que cuida de um hospício, de Quincey Morris, e por último de Arthur Holmwood, o qual ela aceita.
A próxima parte narra brevemente o interesse do Dr. Seward por um paciente seu, Renfield, mas de início esse ponto fica em segundo plano, já que o livro prossegue narrando o encontro de Mina e Lucy.
Após isso, há um relato de um navio que partiu da região litorânea mais próxima da Transilvânia e dos acontecimentos macabros ocorridos durante a viagem. Dos enigmas do diário de bordo, apenas se entendeu que um ser havia matado toda a tripulação e após isso, quando o navio aportou, um enorme cão saltou de lá, fugindo para os campos.
Esse fato, aparentemente ligado a Drácula, foi relatado por Mina Harker. A sucessão de fatos deu-se a ataques de sonambulismo de Lucy e de pequenos furos no seu pescoço, passando dia a dia, a ficar mais pálida, doente e com dentes afiados.
No meio de tudo isso o dr. Seward nota que o seu paciente, Renfield, parece estar servindo a alguém, e que embora pareça apenas um louco, há um toque de sanidade em sua personalidade.
No meio de tudo isso, Jonathan enfim retorna ao lar, ainda perturbado por suas experiências terríveis no castelo do Conde.
Lucy continua piorando, o que faz Seward recorrer a seu velho amigo, o professor Abraham Van Helsing, um profundo conhecedor de doenças obscuras e de teorias metafísicas. Ele imediatamente se dirige a Whitby, onde Lucy reside.
Lá, ele utiliza meios poucos convencionais para tentar recuperar Lucy, utilizando alhos, flores, transfusões sanguíneas, etc.
No entanto, Lucy terminou por perecer, transformando-se em uma vampira, embora apenas Van Helsing soubesse disso. Durante isso, chegou a notícia que Arthur Holmwood tinha se tornado lorde Godalming, virando um homem rico.
Van Helsing, após sucessivos ataques de Lucy a crianças da região, conta a John Seward o que ocorreu com Lucy e, à noite, ambos se dirigem ao cemitério onde ela está, armados de alho e uma estaca, o alho para encher a boca de Lucy, e o bastão para perpassá-la.
No dia seguinte, conta aos outros sob suas teorias e os guia ao mesmo lugar para decepar a cabeça de Lucy, matando-a totalmente.
Drácula, no entanto, procura outra vítima, justamente Mina Murray, que, durante o ataque do Conde, acaba por ceder seu sangue a ele, criando um laço com ele, o que permite que eles possam rastrear Drácula por hipnose.
Visando insinuar-se na casa de Seward, Drácula finalmente utilizou-se de seu poder sobre Renfield para que este o convidasse a entrar na casa, matando-o logo em seguida, e destruindo todos as anotações feitas por Seward.
Vendo que Mina poderia acabar perecendo como Lucy, e sabendo que Drácula só poderia repousar em casas onde ele botou caixôes repletos de areia da Transilvânia, Harker, Holmwood, Morris, Helsing e Seward destruíram uma a uma dessas caixas, forçando o Conde a retornar à Transilvânia.
Já no fim da história, os 5 homens entraram no castelo de Drácula, destruindo as outras caixas e matando as mulheres-duende, esperando os ciganos, servos de Drácula, trazerem o Conde, em estado inativo, para o castelo. Eles tiveram uma breve luta, na qual Quincey Morris caiu morto por uma faca. Mas seu esforço não foi em vão, pois Drácula enfim foi destruído, da mesma forma que mataram Lucy.
O livro termina com uma passagem de 1 ano desde os acontecimentos, já com Jonathan e Mina casados, com um filho chamado Quincey, homenageando o senhor Quincey Morris, que pereceu na luta.

Comentários

-Por ser escrita em formato epistolar, a história retrata de forma muito realista os sentimentos, os receios e as esperanças dos personagens.
-"Drácula", embora não sendo o primeiro livro de vampiros escrito, já que a lenda data a séculos antes, tornou-se uma espécie de bíblia vampírica, sendo referência para outros autores que retrataram histórias de vampiros.
-A história apresenta um caráter acentuadamente maniqueísta, já que os personagens bons são incrivelmente heróicos, e os maus são totalmente desprovidos de sentimento.O personagem Conde Drácula foi inspirado no príncipe da Valáquia, Vlad III, O Empalador, conhecido por seus métodos cruéis.

Drácula - Saraiva
Drácula - Lojas Americanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário