sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os Elefantes Não Esquecem (1972) - Agatha Christie

"Os Elefantes não Esquecem" é um livro de ficção policial de Agatha Christie, sendo este o último em que o detetive Hercule Poirot contracena com a escritora de romances policiais Ariadne Oliver, amiga de longa data de Poirot.

A História


O livro é narrado em 3ª pessoa, já que o amigo de Poirot, Hastings, narrador-personagem de grande parte de seus livros não está presente na história.
O livro começa com Ariadne Oliver se preparando para um banquete de homenagem aos escritores famosos da época, entres eles, Ariadne. Durante a refeição tudo transcorreu bem, no entanto, ao sair para ter contato com pessoas que desejavam conhecer os escritores, Ariadne se ver cercada imediatamente por uma "femme formidable", nas palavras de Ariadne, enorme, dentuça e com voz estridente, se apresentando como a senhora Burton-Cox.
Sem muitos rodeios, a senhora Burton-Cox diz que seu filho irá se casar com uma afilhada da srta. Oliver, cujos pais se envolveram num mistério. Foram encontrados mortos à beira de um precipício com uma pistola. Burton-Cox queria que Ariadne descobrisse quem matou quem, se foi o pai que matou a mãe ou o contrário, provavelmente pensando numa hereditariedade criminosa que poderia se manifestar na afilhada de Ariadne, Celia Ravenscroft. Oliver dispensa rapidamente a enorme mulher e se retira imediatamente do lugar.
Ela tenta esquecer tudo, no entando acaba por recorrer à ajuda do seu amigo Hercule Poirot para descobrir a verdade. E como ponto de partida eles apenas têm uma frase "Os elefantes não esquecem", sendo os elefantes, pessoas que, mesmo com o passar do tempo, não se esquecem de detalhes, e é atrás dessas pessoas que eles vão para tentar recontar essa história até descobrir a verdade, que envolve irmâs gêmeas, uma mordida de cachorro, sonambulismo, e outras coisas que só se completam na talentosa mão de Agatha.

Comentários

-Hercule Poirot é um do detetives mais famosos da literatura, provavelmente atrás apenas de Sherlock Holmes (pessoalmente, prefiro Hercule Poirot).
-Agatha Christie escreveu mais de 80 livros, sendo a 3ª escritora com mais livros vendidos na história, vendendo mais de 2 bilhões de exemplares, um número superado apenas por Shakespeare e pela Bíblia.
-"Os Elefantes não Esquecem" segue uma mesma linha de raciocínio que outros livros, como "Os Cinco Porquinhos", onde Poirot desvenda um crime do passado usando relatos de pessoas que conviveram com a (s) vítima (s)  na época. No entanto, "Os Cinco Porquinhos" foi mais aclamado pelo público, por possuir uma história mais convincente e dinâmica que "Os Elefantes não Esquecem, não desmerecendo este, que também é um bom livro.
-Agatha Christie também é a criadora da personagem Miss Marple, uma detetive amadora.
-Poirot, embora sendo belga, é constantemente confundido com um francês.

Os Elefantes não Esquecem - Agatha Christie
Os Elefantes não Esquecem - Lojas Americanas

Um comentário:

  1. Oi Lucas, adorei a resenha, sou super fã dos livros da Agatha Christie, e Poirot e Hatings são os meus personagens preferidos da autora.

    O estranho é que dentro de algumas histórias do detetive Poirot, Agatha Christie colocava um personagem muito interessante que provavelmente representava ela mesma, uma escritora de suspense que criou um personagem (também um detetive com sotaque francês) que fez sucesso entre os leitores, mas que a própria escritora simplesmente detesta. Infelizmente acho que esse personagem representa muito bem os sentimentos da autora por seu personagem mais brilhante, já que em seu ultimo livro com o detetive – Cai o pano (1975), ela encerrou as histórias de Poirot de uma forma no mínimo grotesca, alegando estar matando seu personagem para evitar que outros autores continuassem a escrever sobre ele.

    Bjs
    Mais um blog sobre livros

    ResponderExcluir