terça-feira, 24 de abril de 2012

Frankenstein (1818) - Mary Shelley

Frankenstein ou O Prometeu Moderno, é um romance de terror gótico com pitadas românticas, de autoria de Mary Shelley. É considerado um clássico do gênero de terror, como Drácula.

A História 


O livro conta a história de Victor Frankenstein, um universitário que tenta descobrir o segredo da vida e, em segredo tenta construir um ser dotado de vida. Após muito esforço e sofrimento, este consegue o seu objetivo. No entanto, ao ver a tal criatura com vida, foi tomado de imensa repugnância, voltando para a sua casa, na Suíça.
Frankenstein crê, então, que pode recomeçar a sua vida esquecendo a terrível criatura, sem saber que ela o seguiu durante todo o seu regresso , querendo vingança por ser abandonado pelo seu criador. A partir desse ponto, o renegado ser deixa uma marca de violência e destruição por onde passa, atormentando cada vez mais a vida de Victor, até que este resolve partir numa expedição tentando a todo custo dar fim à vida do monstro.
Embora o livro mostre que o ser é capaz de matar sem qualquer consciência de culpa, quando ele se põe frente a frente com Frankenstein e conta sua existência, podemos ver que a criatura nada mais é do que o produto do que a humanidade fez com ele. Podemos fazer inclusive uma analogia com a famosa frase do filósofo e teórico do iluminismo, Jean-Jacques Rousseau, "O homem é bom por natureza. A socieda que o corrompe". Pois no início, o ser mostra-se dotado de uma certa bondade, mas o medo e o ódio que a população têm pelo indivíduo acabam tornando-o uma criatura fria e sanguinária.

Comentários


-O livro é escrito em forma epistolar pelo capitão Walton para sua irmã, Margaret Saville, o qual ouve o relato de Frankenstein, após o resgatar de uma camada de gelo, já enfraquecido e muito doente.
-Mary Shelley originalmente pretendia escrever um conto com o mesmo enredo. No entanto, seu marido, o poeta Percy Shelley, a incentivou a escrevê-lo em forma de romance.
-A ideia de escrever um livro de terror foi proposta durante uma viagem com lorde Byron e seu médico, Polidori, na qual cada um deveria escrever uma história aterrorizante.

Frankenstein - Saraiva
Frankenstein - Lojas Americanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário