sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vinte Mil Léguas Submarinas




Escrito em 1870, a obra-prima de Júlio Verne trata-se de uma ficção científica criada, talvez, essencialmente pelo prazer de Verne em misturar seus conhecimentos científicos e geográficos, com a sua fantástica habilidade para a escrita.

A História


O livro em si possui um enredo simples, no entanto, no decorrer da história você nota que o que realmente importa são os detalhes, haja visto que Verne detalha com precisão vários lugares no fundo do mar, transportando o leitor numa emocionante viagem marítima.
A história começa com relatos de um aterrorizante monstro que afunda navios por todo o mundo. Decididos a destruir esse monstro, os EUA organizam uma caçada ao ser, com o navio Abraham Lincoln. A bordo dele destacam-se três personagens: o naturalista Aronnax, seu fiel criado Conselho, e o experiente arpoador canadense, Ned Land.
Durante muitos dias a fragata procura o monstro, percorrendo grandes extensões. Quando já haviam perdido as esperanças e se preparavam para regressar, eis que surge o temido ser. Depois de uma intensa batalha entre a fragata e a criatura, o Abraham Lincoln sucumbe, deixando à deriva os três personagens, que logo se veem em cima de um grande corpo metálico, e quase instantaneamente são capturados por homens de dentro dessa cascata metálica, e assim feito prisioneiros.
Após ficarem presos em uma pequena sala, descansados e alimentado, eles se deparam com um dos personagens mais fantásticos e enigmáticos da literatura: o Capitão Nemo. Dia após dia, eles conhecem um pouco mais desse personagem, que acaba se revelando como uma pessoa incompreendida na humanidade, e que, cortando laços com a mesma, utilizou-se de seus grandes conhecimentos de engenharia e de homens vigorosos para construir o seu navio Náutilus, um precursor do submarino, suprindo-se apenas de elementos marinhos para sobreviver.
Embora o enredo seja interessante, o verdadeiro prazer ao se ler essa história é a volta ao mundo feita pelo navio, onde eles encontram lugares e criaturas incríveis, como ilhas submarinas, polvos gigantes, e outros elementos.
O livro ainda conta com uma espécie de "continuação", contada no livro "A Ilha Misteriosa", onde é permitido conhecer o passado do misterioso capitão.

Comentários


-Júlio Verne, embora relate com extrema precisão o globo terrestre, seus mares, os seres que habitam determinadas regiões, etc. nunca saiu da França, seu país-natal.
-Embora escrito no século XIX, o livro apresenta uma mensagem bastante contemporânea, visto que o fato do Capitão Nemo ter rompido laços com a humanidade é pelo fato de ver que os seres humanos estão destruindo a si mesmos, através de guerras e outras coisas.
-A leitura do livro se mostra muito mais interessante com um atlas, já que o navio percorre os mais variados lugares.
-É também necessário que se conheça alguns termos marítimos, já que estes são utilizados por Verne.
-É interessante notar o fato de Júlio Verne, não apenas nesse livro, mas em outros, "prever" certas invenções posteriores ao seu tempo, como, nesse caso, o submarino.
-No filme "A Liga Extraordinária", um dos personagens da liga é justamente o Capitão Nemo, que aparece com um Náutilus extremamente modernizado.

Vinte Mil Léguas Submarinas - Saraiva
Vinte Mil Léguas Submarinas - Lojas Americanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário