sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Príncipe (1513) - Maquiavel

O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, é um dos mais famosos tratados políticos existentes, sendo de fundamental importância para a formação dos alicerces do Estado Moderno.
O italiano Maquiavel separa o livro por capítulos, em uma ordem que vai desde os tipos de Estado/Monarquia até como controlar os Principados, passando por como conquistar novas cidades, como governar essas novas cidades, até onde se pode contar com a sorte.
Por ter sido um grande diplomata, e bastante viajado, Maquiavel contou com toda a sua experiência para escrever o tratado, tanto importante para a construção estrutural do estado (valores do governante, obter apoio do povo, formação de próprio exército), como para a expansão do mesmo (conquista de novas cidades, manutenção das mesmas).
O livro conta com 26 capítulos que servem de verdadeiro manual para os grandes governantes do mundo. Inclusive Napoleão Bonaparte o tinha como livro de cabeceira, tendo escrito inúmeras observações de canto de página no livro, sendo que foi impressa uma versão do livro contando com as anotações de Bonaparte.
Para muitas pessoas que fazem uma leitura equivocada do livro do italiano, o tratado é considerado como um defensor da anti-ética do governo, no entanto Maquiavel apenas mostra como um líder deve proceder para manter o seu Principado sob controle.
Também é nesse livro que as pessoas atribuem a famosa frase "Os fins justificam os meios" que, no entanto, nunca foi dita por Maquiavel.
Outro ponto alto do tratado é quando Maquiavel discute se é preferível para o príncipe ser amado ou temido por seu povo. Ele responde à sua própria pergunta dizendo que "Como os homens amam segundo sua própria vontade, e temem segundo a vontade do príncipe, deve este contar com o que é seu e não com o que é de outros, empenhando-se apenas em evita o ódio", ou seja, Maquiavel entende que os laços de amor podem ser cortados, mas quando se teme é menor a chance de uma possível rebelião.
Maquiavel se baseia em dois princípios para escrever o livro, princípios este que seriam fundamentais para o governo do Estado, a Virtu (Virtude) e a Fortuna (Sorte).
Concluindo, é importante ressaltar que o livro embora tenha sido escrito para uma forma de governo diferente da atual, a séculos atrás, é muito utilizado por governantes do mundo todo, e inclusive por empresários que querem   prosperar nos negócios, administrando melhor sua empresa (Estado), chefiando seu quadro de funcionários (Povo), e expandindo seus negócios (Conquista de novos territórios).

O Príncipe - Saraiva
O Príncipe - Lojas Americanas

Um comentário: